Cidadãos de qualquer nacionalidade não-europeia, desde que preencham um ou mais requisitos abaixo:
O método mais comum para adquirir o Golden Visa Portugal é comprando um ou mais imóveis no país, desde que a soma dos imóveis seja de pelo menos 500 mil euros. Os imóveis adquiridos podem ser usados como investimento, para serem arrendados, por exemplo.
Imóveis com mais de 30 anos de construção ou localizados em área de reabilitação urbana, que forem adquiridos (um, ou a soma de vários) por pelo menos 350 mil euros.
Para os investidores que não têm interesse em adquirir imóveis, uma opção é abrir uma empresa que crie pelo menos 10 empregos diretos com contrato. A parte boa é que nesse caso não é exigido um valor mínimo.
Essa é sem dúvida a maneira menos acessível de conseguir o Golden Visa, porque para ser elegível é preciso investir pelo menos 1 milhão de euros no mercado financeiro. Para quem já tem um património construído e entende do mercado financeiro, pode ser viável.
Se você não quer abrir a sua própria empresa, mas quer investir em fundos de investimentos destinados à capitalização de pequenas e médias empresas, passa a ser elegível com investimentos a partir de 500 mil euros.
A concessão do Golden Visa Portugal para quem investir pelo menos 350 mil euros em investigação científica é novidade no programa. Essas mudanças visam trazer investidores mais diversificados para o país.
Com as novas regras, quem aplicar 250 mil euros em produção artística e preservação ou conservação do património cultural também passa a ser elegível no Golden Visa Portugal.
Curiosidades
As nacionalidades que mais investem em Portugal, ou seja, as que mais solicitam o Golden Visa em Portugal são:
* Os numeros acima referidos tratam-se da quantidade de Golden Vidas emitdos.
Em Portugal é muito fácil criar uma empresa, tem uma excelente infraestrutura para receber start-ups, possui um mercado imobiliário muito bom. Atualmente Portugal está em alta, muitas empresas internacionais têm vindo para cá.
Além disso, Portugal tem uma população jovem e qualificada, pronta para trabalhar, uma localização privilegiada, contando com três aeroportos internacionais com voos para todo o mundo, tem eventos e conferências internacionais durante todo o ano e possui vários programas de apoio ao empreendedorismo. A revista Forbes considerou Portugal o novo destino a investir, e disse que o país é um reservatório de talentos.